MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Semana C&T

2020

CEFET-MG

Palestra sobre Inteligência Artificial abre a META e a Semana C&T

Segunda-feira, 1 de março de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 1 de março de 2021

Abertura contou com a participação do professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Mário Neto Borges. Apresentações de trabalhos e outras atividades acontecem de segunda a sexta-feira

Na manhã desta segunda-feira (1°), tiveram início a 30ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e a 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (C&T) do CEFET-MG. Até sexta-feira, serão apresentadas 45 pesquisas na META e 60 na Semana C&T.

O diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, abriu a solenidade e destacou que os eventos, que envolvem estudantes e servidores em projetos de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico, são um orgulho para a Instituição e uma importante forma de divulgação das ações desenvolvidas. “A inteligência artificial é capaz de aglutinar conhecimentos em torno do uso da tecnologia para o avanço do desenvolvimento social e econômico e as instituições federais de ensino vêm num esforço enorme no cenário de pandemia, agravado pela crise e pelas dificuldades com as reduções no financiamento da ciência, mantendo o alto nível nas pesquisas desenvolvidas nessa área”, ponderou.

O coordenador da Comissão de Organização Geral da META, professor Ezequiel Júnior, abriu sua fala fazendo um pequeno relato da história do evento, que teve início em 1978, e que se confunde com a sua própria história na Instituição. “Na tentativa de entender os motivos que conduzem a essa longevidade, eu me deparei com seguinte situação: normalmente as demandas vêm carregadas de enorme peso associado, muitas vezes, à denotação de problema. Os servidores do CEFET-MG transformam esses ‘problemas’ em desafios, pois os desafios são situações que provocam o nosso progresso psicológico, emocional, profissional, de forma global como ser humano”, analisou.

Já a presidente da Comissão de Organização Geral da Semana C&T, Sônia Miranda, destacou que os eventos exigiram vários meses de preparação e, principalmente, num cenário novo, que envolveu a participação de todos os campi trabalhando juntos para a realização das apresentações de trabalhos, de uma palestra por campi e das várias atividades desenvolvidas pelas coordenações e pelos departamentos.

Inteligência Artificial

A palestra de abertura “Inteligência Artificial (IA): desafios dos novos conhecimentos” foi proferida pelo professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Mário Neto Borges. O professor explicou que a IA surgiu na década de 1950, porém, nos últimos anos, está permeando nossa vida profissional e pessoal com a expansão da Ciência e da Tecnologia com uma expressiva demanda por inovação. Mário relembrou alguns eventos significativos para esse processo, como a primeira fotografia de um buraco negro (2019) e o rápido desenvolvimento da vacina contra o coronavírus (2020).

Foram destaques, também, a tecnologia disruptiva e um comparativo entre a inteligência humana e a inteligência artificial. “A educação e a Ciência, Tecnologia e Inovação são os motores fundamentais do desenvolvimento do país. Em que mundo estamos vivendo? Como podemos superar os desafios? É preciso ter em mente que as demandas, em geral, são as mesmas do passado (alimentação, saúde etc), o que muda e o que está mudando é participação da ciência e tecnologia por trás dessas demandas”, avaliou.

Trabalhos

As apresentações ao vivo de trabalhos começaram logo em seguida no canal do YouTube do CEFET-MG. Nos intervalos das apresentações, haverá palestras e os participantes poderão conhecer os trabalhos do professor do Departamento de Ciências Biológicas Samuel Gonçalves, que possui o canal no YouTube “Um botânico no apartamento”, intervenção poética com o Núcleo de Teatro do CEFET-MG, bem como atividades culturais e artísticas como música e yoga. A palestra de encerramento será com o professor do Departamento de Física da UFMG Luiz Gustavo de Oliveira, que irá abordar o estado da arte da pesquisa em nanomateriais.

Acesse a programação completa